Imagem representando a composição do Hino Nacional Brasileiro
Pensamentos que influenciaram os debates sobre a educação feminina no raiar do Império Brasileiro.

HISTORIETA RECORDA

Historieta

No dia 07 de setembro de 1822 foi declarada a Independência do Brasil. Essa declaração foi um evento dentro de um processo mais amplo. Independente, a nova nação, entre outras preocupações, exigiu de suas lideranças pensar e decidir sobre a educação de homens e de mulheres.

EDUCAÇÃO DE MULHERES – Que ideias influenciavam a elite política brasileira?

A questão educativa era objeto de preocupação da elite política de então; contudo, não havia consenso em relação a diversos aspectos, como a educação de mulheres e os currículos previstos para o ensino das Primeiras Letras.

Em relação à educação do sexo feminino, é possível perceber, tanto nos discursos de participantes da Assembléia Constituinte (1823), quanto nos de participantes das duas primeiras Legislaturas da Assembléia Geral (1826 – 1833), influências do pensamento católico e de pensadores, como Fenelon, Rousseau e Condorcet.

Sofia, personagem feminina na obra Emílio ou da Educação, escrita por Rousseau e publicada em 1784, representa a mulher idealizada pelo filósofo: responsável pelo bem-estar familiar, virtuosa, submissa, destinada ao casamento e à maternidade, cujo mundo é o espaço privado. Sua educação é simples, voltada para as responsabilidades e ofícios domésticos.

Em Condorcet, embora exista a defesa da maternidade e, por extensão, da educação das crianças como função das mulheres, a educação feminina é pensada, primeiro, como um direito e um valor para o indivíduo. Há o entendimento do direito a uma instrução igualitária para os dois sexos, assim como, que o ensino deva ser laico e gratuito.

No início do século XIX, em relação à instrução de mulheres, as ideias de Rousseau e de Fénelon eram as que encontravam maior aderência no Brasil.

Veja mais de Patrícia Rodrigues Augusto Carra
Purê de mandioca
Gastronomia   CADERNO DE RECEITAS DA HISTORIETA Purê de Mandioca Falar e...
leia mais